sábado, 8 de janeiro de 2011

O SEU FILHO DEVE DORMIR SEMPRE DE COSTAS !


Surgem sempre muitas dúvidas no que toca à posição de dormir dos bebés, de lado?, de costas? Assim fica aqui as recomendações da Sociedade Portuguesa de Pediatria.

Vários estudos epidemiológicos, incluindo milhares de lactentes, demonstram que a posição mais segura para dormir é o decúbito dorsal (de costas). A publicidade a favor da posição de costas para dormir, permitiu reduções da mortalidade entre 20 a 67%, sem aumento do número de mortes por aspiração de vómito.

Em Abril de 1996 a Academia Americana de Pediatria, baseada na avaliação cuidadosa dos estudos publicados, recomenda o decúbito dorsal para os lactentes. Esta recomendação é também publicada no mesmo ano, em Portugal, pela Direcção Geral da Saúde e consta do Boletim de Saúde Infantil e Juvenil. Actualmente há evidência suficiente para que nos nossos serviços, nas nossas unidades, os bebés que estiverem em berço se coloquem de decúbito dorsal (exceto se contra-indicado), e que o mesmo seja aconselhado aos pais, tanto na alta como em ambulatório.

São raras as situações clínicas onde esteja contra-indicado o decúbito dorsal, como é o caso de algumas malfoemações oro-faciais e casos excepcionalmente graves de refluxo gastro-esofágico . O decúbito ventral (de barriga para baixo) só deverá ser adoptado por uma prescrição médica.

A posição de decúbito ventral é um factor de risco para Síndrome de Morte Súbita do Lactente (SMSL). Algumas das razões porque o decúbito ventral é considerado perigoso e favorecer o SMSL estão relacionadas com um sono mais profundo e um aumento do limiar do despertar (mais acentuada em alguns bebés susceptíveis). A respiração do próprio ar expirado condicionando uma elevada concentração de anidrido carbónico no ar inspirado, a pressão exercida na face do bebé, dificultando a respiração, a inibição dos reflexos laríngeos e o sobreaquecimento por diminuição da perda de calor pelo rosto e pela cabeça, são outras tantas razões.

Dormir de lado não é tão seguro como de costas.
Não devem ser utilizados sistemas de contenção, como rolos, faixas, etc.

5 comentários:

Elsa Filipe disse...

O meu M. tem agora 4 meses e também sempre nos foi aconselhado que o deitássemos em decúbito dorsal. E eu acho que é uma posição natural para eles e que será ele próprio ao longo do seu desenvolvimento que vai começar depois a escolher qual a melhor forma de dormir. Por agora, são os papás que ainda escolhem por ele.

Anónimo disse...

com o minha filha acontece o mesmo dorme sempre de barriguinha para cima, as vezes coloco-a de lado e ela vira-se logo.

Gostei muito de ler o artigo
marcia

Anónimo disse...

Novo livro Saude 24 horas
Novo livro Saude 24 horas, guia de saúde para todos com soluções e dicas para mais de 100 problemas de saúde. Gripe, constipações, febre, tosse, garganta inflamada, colesterol, tiróide, diarreia, obstipação, queimaduras, bebés, grávidas, contracepção, menstruação, disfunção, entre outros. Plataforma de apoio www.saude24horas.net. Deplanobooks editora.
www.saude24.net e www.saudeonline.net e www.carlosedgar.com

Sónia Soares disse...

De facto, não é por acaso que os bebés têm a "carequinha" na parte de trás da cabeça! É que os papás viram-nos de lado, mas eles rodam, rodam, até ficarem de costas!

Unknown disse...

Ainda não sou mãe, mas já cuidei de muito bebê. E, sinceramente, não coloco muita confiança em deixar o bebê dormir de costas. Tenho medo de regogitar e engolir o vômito, perder o fôlego. Tenho receio. Mas acho que vale a pena conversar com o médico e verificar se realmente não existe risco. As mães devem investigar tudo, qualquer dúvida sobre todos os detalhes da vida do bebê. Pois quanto mais conhecimento melhor, já que os pequenos trazem um monte de surpresas para nós.

Vou aproveitar e deixar uma dica para ajudar as mamães.

http://bit.ly/dgcrft