quinta-feira, 17 de março de 2011

As crianças e os antibioticos

Os antibióticos são medicamentos usados para tratar infecções bacterianas e o seu consumo tem vindo a aumentar nos países ocidentais, especialmente entre as crianças. Talvez fruto do excesso de zelo dos pais que, perante a febre que teima em não baixar, ficam naturalmente preocupados e procuram algo que cure rapidamente os seus filhos.

Mas a verdade é que a grande parte das infecções que "atacam" as crianças são provocadas por vírus e não por bactérias e, sendo assim, o uso de antibióticos seria dispensável.

Também na doença os pais têm de ser pacientes e não recorrer aos antibióticos de ânimo leve.
Em primeiro devem recorrer a antipiréticos e analgésicos e, se ao fim de três dias a criança não apresentar melhoras, então é altura de recorrer ao médico de família/pediatra que avaliará melhor a situação.


Se o médico de família/pediatra prescrever antibiótico não nos podemos esquecer que este deve ser tomado até ao fim, mesmo se a criança já se sentir bem ao fim de três dias (por exemplo). Só assim evitaremos uma recaída e também prevenimos a resistência das bactérias aos antibióticos.
A automedicação com antibiótico não é uma boa opção, uma vez que a criança pode estar a tomar um medicamento "forte" sem ter necessidade e, em certa parte, a contribuir para a resistência das bactérias aos antibióticos.

O melhor "antibiótico" que podemos dar aos nossos filhos é o leite materno. Os bebés amamentados têm menos probabilidades de ficar doentes, uma vez que a mãe lhe transmite os seus anticorpos.

Patricia Soares

Sem comentários: