sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A importância da leitura no desenvolvimento da criança

"Os livros ajudam as crianças a lançarem-se no mundo. E ajudam pais e filhos a estreitarem os laços afectivos."
Capage, Kate (PHD) e Manzak D. W. (MPH)


Está mais que provado que as crianças desenvolvem-se melhor e têm melhores resultados na escola quando contactam diariamente com livros.

Infelizmente ainda há quem pense que as crianças só começam a aprender a ler quando vão para a escola. Na verdade a capacidade de ler desenvolve-se desde o primeiro ano de vida e deve ser treinada regularmente com a ajuda da família.

Desta forma, pais, avós, tios, amigos da família poderão ajudar a criança a adquirir o gosto pela leitura se lhes oferecerem livros e os lerem em voz alta a partir dos 6 meses de idade.

O que referem os estudos:
- As crianças que contactam precocemente com livros e ouvem ler com assiduidade adquirem uma linguagem mais rica, tanto no que respeita à expressão como à compreensão.
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- Uma criança exposta precocemente aos livros adapta-se melhor à escola e tem maior probabilidade de sucesso escolar.
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- Uma população menos escolarizada e com nível de literacia fraco apresenta maior resistência à mudança de estilos de vida, menor entendimento e adesão aos conselhos de saúde, menor cumprimento da terapêutica, menor capacidade de gestão das suas doenças crónicas, maior taxa de hospitalização e uso inadequado dos serviços de saúde.
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- O número de anos de escolaridade relaciona-se directamente com a sobrevivência da população em geral.

O Projecto Ler+ dá Saúde está associado ao projecto Reach out and Read (ROR), criado há 12 anos por um grupo de médicos e educadores de Boston.
Este programa consiste em oferecer livros e inserir aconselhamento da leitura em voz alta aos pais, nas consultas de rotina e na observação das crianças, feitas por médicos e enfermeiros.

Actualmente abrange 3 milhões de crianças, distribui 5 milhões de livros por ano e envolve 47 mil médicos e enfermeiros e profissionais de saúde em muitos Estados. Os resultados têm sido extremamente positivos.

Perri Klass, coordenadora do programa “Reach Out and Read refere o seguinte: “Quando penso em crianças que crescem em casas sem livros, sinto a mesma reacção visceral que sinto quando penso em crianças que vivem sem leite ou sem comida ou sem calor: não pode acontecer, é inadmissível. Empobrece-as e priva-as sem lhes dar sequer a oportunidade que merecem.”

De facto, (…) “quando os pais lêem alto aos filhos, as competências das crianças aumentam, assegurando-lhes benefícios para toda a vida. (…)
Para evitar problemas na aprendizagem da leitura é aconselhável a intervenção precoce da família, logo a partir dos 6 meses de idade.(…)
Sempre que os médicos de família, os pediatras e os enfermeiros se dispõem a promover a leitura em família obtêm resultados muito positivos, pois os pais confiam no seu aconselhamento e em tudo o que diz respeito ao bem-estar e ao desenvolvimento da criança.(…)"
In Young K.T., Davis K., Schoen ., et al: Listening to parents. A National Survey of parents with young children. Arh Paediatric. Adolesc. Med. 1998; 152:255
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Por isso, aproveite o período de férias para ler em família. Verá que se vai divertir ao deparar-se com a imaginação e criatividade das suas crianças!
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__________________ Vânia Coimbra __________________
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Bibliografia:
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/lermaisdasaude/content.php?id=2

1 comentário:

Catarina Fonseca disse...

Este artigo sobre a importância de ler livros aos nossos filhos e deixá-los manusear os livros é fundamental para que tenhamos uma geração futura com mais competências, com mais capacidade para reflectir e questionar o que nos rodeia, a sociedade, os valores, a política, o ensino, a saúde, a justiça.... Vale a pena investir nisso.