segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ajudando o seu filho a dormir

Factos sobre crianças e sono
As pesquisas sobre padrões de sono dos bebés e de crianças pequenas estabeleceram que:

• Os bebés acordam muito mais que os adultos porque seu ciclo médio de sono dura somente 50 minutos, comparados com os nossos que duram 90 minutos.

• Problemas de sono persistentes ou recorrentes são comuns nos anos pré-escolares.

• Aproximadamente 25% das crianças menores de 5 anos apresentam problemas de sono.

• Cerca de 20% dos pais reclamam que os bebés choram muito durante os 3 primeiros meses de vida antes de adormecerem.

1 - Acalmando o cérebro na hora de ir para a cama

O seu objectivo número 1 na hora de colocar o seu filho para dormir é trazê-lo de um estado de alerta máximo através da activação da substância calmante chamada ocitocina e da hormona do sono melatonina. A forma mais provável de atingir isso é através de uma rotina relaxante. Quando isso é repetido torna-se possível activar as mesmas substâncias químicas calmantes no cérebro.

2 - O que quer que você faça, mantenha-se calmo

Se as substâncias químicas do stress estão a ser activadas no seu próprio cérebro, não pode esperar que vá acalmar o seu filho e trazê-lo de um estado de alerta. O seu tom de voz é tudo e se você está tenso, exigente, irritado ou nervoso, as suas tentativas de ser calmo serão falsas.
Por outras palavras, o seu estado emocional pode activar os sistemas de alarme no cérebro do seu filho, fazendo-o sentir-se inseguro para dormir. Em contrapartida, se seu cérebro está a activar os opióides e sua voz é gentil, baixa e calma, isso traz confiança ao seu filho, tranquilizando-o.

3 -Aconchegue-se e leia um livro

Enquanto você lê, o seu contacto corporal com o seu filho irá activar a ocitocina no cérebro dele, deixando-o sonolento. Escutar uma história estimula os lobos frontais do cérebro da criança (cérebro superior), a parte que naturalmente inibe impulsos motores – como o desejo de pular na cama. Tente criar uma atmosfera mágica. Diminua as luzes (a escuridão activa a melatonina), coloque a tocar uma música suave, para diminuir a excitação da criança.

4 - Não dê comidas que vão deixá-lo acordado

Evite dar ao seu filho comidas ricas em proteínas, como carne ou peixe, nas duas horas anteriores à rotina do sono, uma vez que activam a dopamina (um estimulante cerebral). Chocolate também não é boa ideia, porque contém cafeína, que é estimulante. Se o seu filho está com fome, ofereça carboidratos, como uma banana, que activa serotonina no cérebro e ajuda-o a sentir-se sonolento, ou então opte por oferecer um copo de leite morno.

5 - Evite activar o sistema de medo na parte inferior do cérebro da criança

Se o seu filho está com medo do escuro, mantenha uma luz fraquinha no quarto. Você pode chamá-la de “fadinha da segurança”, que irá tomar conta dele enquanto ele dorme. Encare com seriedade os medos e ansiedades dele e conforte-o. Se não fizer isso, o cérebro dele continuará a activar altos níveis de glutamato, norepinefrina e CRF (factor de liberação de corticotropina), levando o corpo dele a um estado de super estimulação.

6 - Você pode deitar-se ao lado dele enquanto ele adormece

Por vezes é mesmo necessário deitar-se ao lado do seu filho; no entanto não deve haver conversa. Finja estar a dormir; concentre-se na sua própria respiração profunda. O contacto pele a pele irá regular o sistema de excitação do seu filho e fortalecer a ligação entre vocês. Quanto mais calmo você estiver, mais calmo ele estará. Considere as substâncias químicas cerebrais envolvidas. O contacto corporal activa a liberação de opióides e ocitocina – e a ocitocina promove a sonolência. Quando ele adormecer, saia do quarto e aproveite a sua noite.

7 - Se a criança está muito ansiosa pergunte o porquê

Uma criança ansiosa de 3 anos que está a sentir medo da separação provavelmente pedirá por mais um copo de água,pela chupeta ou para ir ao wc, quando o que ele realmente quer dizer é que está com medo. Pergunte de que ele tem medo... Quando os sentimentos dele estiverem expostos e discutidos, você pode encontrar maneiras de acalmá-lo, como entregar-lhe uma peça de roupa sua para ele segurar enquanto adormece, ou abraçá-lo na cama de uma forma especial, reconfortando-o com abraços e palavras. Use a sua presença emocionalmente aconchegante para activar os opióides no cérebro dele, uma vez que tais substâncias inibem a ansiedade da separação.

8 - Tenho que acalmar o meu filho repetidamente, toda noite – o que estou a fazer de errado?

Se você está a encontrar dificuldades em colocar o seu filho para dormir noite após noite, você precisa fazer algumas perguntas a si mesmo. Primeiro, você está a ser calmo o suficiente toda noite? O cérebro humano é muito sensível a atmosferas emocionais e à percepção de emoções que você pode estará sentir.

.
Há uma atmosfera de paz e segurança no quarto dele, com luzes fracas para activar a hormona do sono, a melatonina? O seu filho está cansado o suficiente? Ele faz actividade física durante o dia? Propicie oportunidades para ele brincar ao ar livre da parte de tarde sempre que possível.

.
Há alguma coisa perturbando-o em casa ou na escola, de forma que ele não se sinta seguro para dormir? Você o critica com frequência? Ele grita muito com você? Se ele acha que o relacionamento entre vocês dois não é sólido, ele pode sentir medo de deixá-lo sair de perto de noite.”

Fonte: The Science of Parenting, de Margot Sunderland, 2006. Tradução de Flávia Mandic in http://solucoes.multiply.com/journal/item/55


Nota: Acima de tudo, experimentar uma rotina com horários certos para dormir acaba por resultar a maior parte das vezes. Escolha uma rotina para adormecer.

- Sugestão: banho-jantar-momentos de partilha em família- história-leite-cama!

1 comentário:

Amália disse...

É bem verdade que quando os pais estão mais ansiosos ou irritados, as crianças têm maior dificuldade em adormecer, acabando por irritar ainda mais os pais, tornando-se um ciclo vicioso. Parabéns pelas dicas muito importantes para quem tem filhos.