segunda-feira, 25 de maio de 2009



EDUCAÇÃO E DISCIPLINA

Desde cedo as crianças testam os seus limites e, consequentemente os limites dos seus pais e educadores.


Quantas vezes já não assistimos às famosas "birras de supermercado" ou, mais intimamente a uma "disputa" à hora do jantar:
Mãe- "Come a sopa!";
Filho- "Não";
Mãe- "Come a sopa, é só mais uma colher";
Filho- "Não"; e assim sucessivamente até que alguém perde o controlo...



Estas "crises" fazem parte do desenvolvimento psicológico e social das crianças, contudo há que controlar e disciplinar. Não queremos que elas se tornem nos "pequenos ditadores" lá de casa, apenas que aprendam as regras da vida em sociedade em geral e que cresçam felizes.



Aqui ficam algumas dicas de como usar a disciplina:
  • Disciplinar é ensinar, não é castigar;
  • O objectivo é que a criança aprenda a autocontrolar-se;
  • As crianças precisam de uma abordagem que não as envergonhe;
  • Cada "não" precisa de um "sim";
  • Tente compreender o significado de determinado comportamento menos adequado;
  • Uma resposta firme e consistente a um mau comportamento revela interesse;
  • Partilhe responsabilidades com a criança por forma a encontrar soluções;
  • Uma abordagem carinhosa e compreensiva é poderosa.

Bibliografia:
- BRAZELTON, T.Berry; SPARROW, Joshua D. - A Criança dos 3 aos 6 anos. Editorial Presença, Lisboa 2008.

1 comentário:

fatima pereira disse...

já estava com saudades suas enf Patricia, volta com um tema muito importante para os educadores
Continue