quinta-feira, 16 de abril de 2009

Preparação do biberão

A preparação do biberão requer alguns cuidados importantes que convém ter em consideração. Esta postagem aponta alguns deles.

1 - Cuidados de higiene
Seja muito rigoroso(a) quanto ao cumprimento de algumas regras de higiene. A verdade é que os bebés ainda não estão habituados aos germes!
- Antes de preparar o biberão lave cuidadosamente as suas mãos;
- O biberão e a respectiva tetina e a colher doseadora devem estar esterilizados. Se não tiver estes cuidados a contaminação por microorganismos pode provocar doenças ao seu bebé;

- Quando terminar a refeição do bebé lave com água corrente todos os utensílios utilizados e esterilize-os.

Métodos para esterilização

1 - Fervura: os biberões, as tetinas, a colher doseadora e restantes utensílios são emergidos em água, numa panela útilizada só para o efeito, entre 10 a 20 minutos. Tenha em atenção que não se deve observar bolhas de ar dentro dos biberões, uma vez que isso pode comprometer o processo.

2 - Esterilização a vapor: em aparelho apropriado. Os utensílios a esterilizar são envoltos em vapor de água a uma temperatura de 95 a 97ºC;

3 - Esterilização a vapor no micro-ondas: num aparelho próprio para levar ao micro-ondas, os biberões e as tetinas são igualmente esterilizadas com vapor em poucos minutos.

Como preparar?
- Ferva a água durante 3 a 5 minutos (não mais do que isso, porque caso contrário a água vai-se evaporando e fica concentrada em sais que originam cólicas ao bebé). Nota: Já existem águas próprias para lactentes (ver o rótulo), as quais não necessitam de ser fervidas;
- Deixe arrefecer um pouco a água;
- Verta a quantidade correcta no biberão;
- Junte o pó à água na quantidade correcta. A quantidade total depende do peso do bebé.


Para cada 30ml de água adicione 1 colher rasa de leite em pó
Colher medida/Água
1 - 30 ml
2 - 60 ml
3- 90 ml
4 - 120 ml
5 - 150 ml
6 - 180 ml
7 - 210 ml


- Respeite sempre as quantidades de leite em pó a utilizar;
- Nunca encher a colher medidora acima da medida;
- Não pressionar o leite em pó na colher para caber mais;
- Passe as costas de uma faca limpa ou uma espátula sobre a colher medidora para tirar um eventual excesso de leite em pó.
- Se colocar maior quantidade de leite em pó do que a indicada, o leite ficará demasiado concentrado e isso prejudicará o bebé, ocasionando mais problemas gastro-intestinais. Por outro lado, se ficar menos concentrado, o seu bebé não estará a receber todos os nutrientes que devia.
- Deite algumas gotas para a superfície interior do seu pulso para verificar a temperatura do leite; o leite deverá estar morno e não quente.

Atenção:
- Ao dar o biberão, a tetina deve estar sempre repleta de leite para que o bebé não engula ar, o que irá provocar cólicas;
- O leite deverá pingar da tetina e não escorrer, para que a criança não se engasgue.
- A mãe ou o pai deverão sentar-se numa posição confortável, e manter o bebé em posição semi-sentada, com a cabeça apoiada no seu antebraço.


Olhe para a criança enquanto se alimenta.
O contacto visual reforça a ligação entre a mãe (ou pai) e a criança!


Horário e frequência das mamadas
O leite artificial requer mais tempo de digestão, por esse motivo deverá manter intervalos mínimos de 3-4 horas entre cada mamada. A quantidade de leite do biberão é variável e deve ser a que deixe a criança satisfeita e a faça ganhar peso correctamente.
A alimentação é um dos factores mais importantes para o normal crescimento e desenvolvimento da criança.

_____Teresa Margarida da Silva Santos (Enfermeira em estágio no Curso de Preparação para o Parto)

Bibliografia:
O Guia Cuidar do Bebé – Felicitas Publicidade, Portugal, 2005.
http://pt.wikipedia.org/
http://www.todopapas.com/contenidos/alimentacion/Amamentacao-com-biberao-1020.html
http://www.prenatal.pt/bebes/amamentacao/o-aleitamento-artificial/como-se-prepara-o-biberao.htm

Sem comentários: