A higiene oral começa logo após a erupção do primeiro dente do bebé. Descurada, pode mais tarde originar sintomas que levam a um agravamento da saúde dentária. Cáries, gengivites, tártaro, apodrecimento e queda dos dentes são exemplo disso. Como “mais vale prevenir que remediar” deve tomar conta da higiene oral dos seus filhos logo desde os primeiros dias de vida. “Prevenção” é a palavra-chave.
Como cuidar dos dentes do seu filho?
Os primeiros dentes nascem por volta dos seis meses de vida do bebé, e como tal deverão ser sujeitos aos procedimentos normais, como a escovagem. Esta deve ser executada pelo menos duas vezes por dia, sendo uma delas, obrigatoriamente, antes de deitar.
Como cuidar dos dentes do seu filho?
Os primeiros dentes nascem por volta dos seis meses de vida do bebé, e como tal deverão ser sujeitos aos procedimentos normais, como a escovagem. Esta deve ser executada pelo menos duas vezes por dia, sendo uma delas, obrigatoriamente, antes de deitar.
É importante estar ao lado do seu filho, no momento da escovagem, até aos 6-7 anos de idade, de forma a ensinar a técnica correcta.
Antes do nascimento do primeiro dente, alguns factores podem afectar a sua aparência e a sua saúde de forma permanente. Existem alguns medicamentos que, se forem administrados às grávidas, às mães que amamentam ou às crianças, no período em que se estão a formar os dentes, podem causar a descoloração ou alterações na formação dos dentes. Por esta razão, siga sempre as recomendações do médico. Não tome medicamentos, que não sejam indicados pelo médico.
Deve efectuar ou vigiar a escovagem das suas crianças, seguindo os passos seguintes:
• A limpeza dos dentes deve iniciar-se logo após a erupção do primeiro dente do bebé. No início, quando há poucos dentes erupcionados, pode utilizar-se uma gaze, dedeira específica para o efeito ou escova de dentes.
• A escova de dentes deve ser macia e ter um tamanho adequado à boca do bebé. Deve usar-se "dentrífico com teor de fluoretos entre 1000-1500 ppm de fluor (dentrífico de adulto), sendo a quantidade a utilizar do tamanho da unha do 5º dedo da mão da própria criança" (DGS, 2005:41).
• Tenha atenção para ensinar a sua/o filha/o a não engolir a pasta.
• Direccione os filamentos da escova de encontro às faces dentárias e execute suaves movimentos de rotação. Repita isto em todas as faces dentárias.
Depois de escovar os dentes deve escovar a língua; coloque a escova sobre a língua e escove suavemente de trás para a frente, não force explique tudo pode mesmo exemplificar primeiro, para que o hábito de escovar os dentes e a língua, seja do agrado da criança.
Cáries de biberão
As cáries são provocadas pela exposição frequente e demorada dos dentes a líquidos que contêm açúcar, como o leite, papas e sumos de fruta.
Os líquidos açucarados facilitam a adesão das bactérias às superfícies dentárias, depositam-se à volta dos dentes e permanecem aí durante longos períodos enquanto o bebé dorme, conduzindo à formação de cáries dentárias que têm o seu início nos dentes anteriores superiores e inferiores (incisivos e caninos). Não deve deixar que o seu bebé adormeça com o biberão de sumo ou de leite na boca.
Chupar no dedo
Este reflexo é normal, mas pode provocar alterações no desenvolvimento da boca, afectando a posição dos dentes, sendo que este hábito resulta normalmente numa inclinação dos dentes anteriores para a frente. Para além deste, existem outros problemas, como um maior número de cáries, dentes com maior desgaste e problemas articulares. A chupeta, se usada prolongadamente e após a erupção dos dentes definitivos pode provocar o mesmo tipo de situações.
Recomendamos o máximo de higiene, das mãozinhas e da chupeta.
Uma boca saudável na idade adulta depende dos cuidados que forem mantidos desde o berço.
Uma boca saudável na idade adulta depende dos cuidados que forem mantidos desde o berço.
__________Sandra dos Santos Viana Aluna de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, em estágio, na área da Saúde Materno-Infantil, no Centro de Saúde de Santa Maria da Feira.
Bibliografia
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/saude+oral/higieneoral.htm
http://planeamento-gravidez.blogspot.com/2007/12/higiene-oral-nas-crianas.html
http://www.bebevirtual.com/Bebe%200-1-66.htm
http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/infancia/Saude+oral+na+infancia.htm
Direcção Geral de Saúde - Saúde Oral. DGS: Lisboa, 2005
4 comentários:
Informação importante e pertinente. Pena que tão pouca gente se preocupe com a saúde oral. Beijos
não está actualizada em relação ás concentrações de fluor. As concentrações estão estipuladas no programa nacional de saude oral (consulte a sua ARS que tem que ter). Vai ver que desde há muito que não são essas as concentrações (são sempre desde 1000 a 1500 ppm para todas as idades). Consulte o documento, por favor...
Agradecemos à pessoa anónima o seu contributo. As correcções quanto ao teor de fluoretos nos dentríficos já foram publicadas. Convidamos os leitores a reler o artigo.
Não custa nada cuidar para que as crianças tenham uma correcta higiene oral. E, se podermos, devemos visitar um dentista odontopediatra para sabermos se está tudo bem com a boca das nossas crianças.
Enviar um comentário