Encontrar o brinquedo certo para o seu filho é quase um jogo de sorte e de azar. Embora não haja fórmulas científicas que definam qual o melhor brinquedo para dar a uma criança, a verdade é que terá mais hipóteses de acertar se conhecer as diferentes fases de desenvolvimento, bem como as suas capacidades e interesses.
Leia atentamente a idade recomendada de cada brinquedo e verifique se contém a marca CE.
Até aos 3 meses
Nas primeiras semanas a audição encontra-se mais desenvolvida que a visão. O bebé reage à música, mas a acuidade visual é ainda reduzida. Por isso o melhor é optar pelos brinquedos com tons fortes. Com 1 ou 2 meses, com as mãos abertas consegue agarrar e segurar um brinquedo. Aos 3 meses descobre as suas mãos e estas serão o seu brinquedo preferido.
Brinquedos aconselhados para esta idade: Móbil, Roca, Caixa de música, Brinquedo macio.
Dos 3 aos 6 meses
Nesta fase, a criança consegue seguir os objectos. Apercebe-se que se empurrar o brinquedo, este desloca-se. Se está na cadeira já roda a cabeça e o corpo, para olhar em redor e seguir sons.
Até aos 3 meses
Nas primeiras semanas a audição encontra-se mais desenvolvida que a visão. O bebé reage à música, mas a acuidade visual é ainda reduzida. Por isso o melhor é optar pelos brinquedos com tons fortes. Com 1 ou 2 meses, com as mãos abertas consegue agarrar e segurar um brinquedo. Aos 3 meses descobre as suas mãos e estas serão o seu brinquedo preferido.
Brinquedos aconselhados para esta idade: Móbil, Roca, Caixa de música, Brinquedo macio.
Dos 3 aos 6 meses
Nesta fase, a criança consegue seguir os objectos. Apercebe-se que se empurrar o brinquedo, este desloca-se. Se está na cadeira já roda a cabeça e o corpo, para olhar em redor e seguir sons.
Brinquedos aconselhados: Roca ou Bola de neve, boneco de borracha que faz barulho, parque de actividades, peluche, anel de dentição.
Dos 6 aos 9 meses
Nesta altura muitos bebés já conseguem manter-se sentados durante algum tempo.
Por volta dos 9 meses, a criança tenta pôr-se de pé, agarrando-se. Consegue apontar e agarrar alguns objectos. É uma boa altura para começar a estimular o seu filho, brincando ao esconde - esconde, escondendo o seu rosto ou os brinquedos para ele procurar.
Dos 6 aos 9 meses
Nesta altura muitos bebés já conseguem manter-se sentados durante algum tempo.
Por volta dos 9 meses, a criança tenta pôr-se de pé, agarrando-se. Consegue apontar e agarrar alguns objectos. É uma boa altura para começar a estimular o seu filho, brincando ao esconde - esconde, escondendo o seu rosto ou os brinquedos para ele procurar.
Brinquedos aconselhados: parque de actividades, bola, brinquedos para empilhar, espelho, brinquedos com rodas.
Dos 9 aos 12 meses
A qualquer momento a criança começa a deslocar-se, gatinhando, arrastando-se ou andando.
Dos 9 aos 12 meses
A qualquer momento a criança começa a deslocar-se, gatinhando, arrastando-se ou andando.
Quer começar a comer sozinho e explora tudo o que o rodeia.
Brinquedos aconselhados: Bola, telefone de brincar, puzzles, brinquedos de encaixe, brinquedos para empurrar.
Dos 12 aos 18 meses
Muitas crianças dão os seus primeiros passos mais tarde. Nesta fase o crescimento é mais lento, mas o desenvolvimento mental e da linguagem disparam. A criança já atira os objectos para ver onde caem, pega num lápis e rabisca, suja-se a si próprio a aos objectos. Desenvolve apetência pela experimentação.
Brinquedos aconselhados: lápis e papel, blocos de construção, brinquedos para empurrar e puxar, bancada de ferramentas e cozinha, veículos, instrumentos musicais.
Dos 18 aos 24 meses
A criança anda, fala e pega em tudo o que estiver ao seu alcance. Está cada vez mais activa e quer experimentar tudo.
Nesta altura a criança começa a ter a noção do outro e a juntar palavras com o intuito de construir frases.
Dos 12 aos 18 meses
Muitas crianças dão os seus primeiros passos mais tarde. Nesta fase o crescimento é mais lento, mas o desenvolvimento mental e da linguagem disparam. A criança já atira os objectos para ver onde caem, pega num lápis e rabisca, suja-se a si próprio a aos objectos. Desenvolve apetência pela experimentação.
Brinquedos aconselhados: lápis e papel, blocos de construção, brinquedos para empurrar e puxar, bancada de ferramentas e cozinha, veículos, instrumentos musicais.
Dos 18 aos 24 meses
A criança anda, fala e pega em tudo o que estiver ao seu alcance. Está cada vez mais activa e quer experimentar tudo.
Nesta altura a criança começa a ter a noção do outro e a juntar palavras com o intuito de construir frases.
Brinquedos aconselhados: Objectos de “faz de conta”, instrumentos musicais, lápis e papel, puzzle, triciclo.
Dos 24 aos 30 meses
Nesta idade a criança já é relativamente independente, embora não consiga fazer tudo o que quer sem ajuda. A linguagem já está mais desenvolvida.
Dos 24 aos 30 meses
Nesta idade a criança já é relativamente independente, embora não consiga fazer tudo o que quer sem ajuda. A linguagem já está mais desenvolvida.
Faz pedidos e começa a compreender alguns conceitos. A memória também se torna mais desenvolvida.
Brinquedos aconselhados: Material de pintura e desenho, roupa, equipamento doméstico em miniatura, brinquedos de construção, puzzles, bola.
Dos 30 aos 36 meses
Por volta dos três anos a criança deixa de levar tudo à boca. Entretanto, as suas capacidades já lhe permitem enveredar por brincadeiras mais complexas.
Nesta fase a criança atingiu um grau de desenvolvimento intelectual e físico que lhe permite andar, correr e saltar com confiança e segurança.
Dos 30 aos 36 meses
Por volta dos três anos a criança deixa de levar tudo à boca. Entretanto, as suas capacidades já lhe permitem enveredar por brincadeiras mais complexas.
Nesta fase a criança atingiu um grau de desenvolvimento intelectual e físico que lhe permite andar, correr e saltar com confiança e segurança.
Brinquedos aconselhados: todos os anteriores, mais materiais como o barro, a plasticina, os guaches e as tintas para pintar, o papel para fazer colagens.
__________________________________________ Paula Leite
BIBLIOGRAFIA
DECO, Proteste. Guia da Criança – Alimentação, higiene, segurança. Guias Práticos, Lisboa. Ed. Edideco, 2003
BIBLIOGRAFIA
DECO, Proteste. Guia da Criança – Alimentação, higiene, segurança. Guias Práticos, Lisboa. Ed. Edideco, 2003
2 comentários:
Olá! Gostei do assunto dos brinquedos é muito importante falar de tudo o que é alerta para crescer em segurança.
Amar é tb proteger do perigo
Parabéns!
Joana
Obrigado pela vossa paciencia e dedicaçao
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