ACom o início das aulas, sabemos que para si, a alimentação do seu filho é um aspecto importante e nem sempre fácil de acompanhar quando não está com ele. Nestas alturas, as escolhas alimentares do seu filho são influenciadas, pelo grupo de amigos, pela oferta disponível e pelos conhecimentos alimentares que adquire.
A alimentação, particularmente na infância e adolescência, tem uma influência determinante no desenvolvimento emocional, intelectual e social.
Para evitar que as escolhas do seu filho sejam erradas deverá:
•Incutir hábitos alimentares saudáveis em casa e servir de exemplo;
•Ensinar conceitos de alimentação saudável de forma descontraída e, se possível, durante a refeição;
•Decidir em conjunto com o seu filho o que ele almoçará no refeitório da escola;
•Preparar com ele o lanche para levar para a escola;
•Aproveitar as reuniões de pais para despertar o interesse da escola para as questões da alimentação saudável.
A importância dos lanches
Os lanches são determinantes para o equilíbrio do dia alimentar:
•Ajudam a fornecer a energia e os nutrientes de que o organismo necessita para se manter activo entre as refeições principais;
•Ajudam à concentração e ao melhor rendimento escolar;
•Permitem controlar os apetites vorazes responsáveis pelo aumento da ingestão de produtos muito açucarados ou com muita gordura.
Nos bares escolares e/ou nas máquinas de venda cada criança faz a sua escolha, baseada na oferta. É aqui que ela deve ser ensinada a escolher e não proibida de consumir. Interessa disponibilizar uma variedade de alimentos, suficiente para ir ao encontro das suas expectativas, como exemplo:
•Leite e iogurtes meio-gordos, simples ou aromatizados (sempre que possível sem adição de açúcar), queijo fresco, curado fundido ou requeijão;
•Sumos naturais de fruta e/ou vegetais sem adição de açúcar e/ou comerciais "100%" sumo e água (não gaseificada e sem aromas);
•Variedade de pão, pouco refinado e com pouco sal (ex: pão integral, de mistura, centeio…), simples ou com adição de queijo/fiambre, manteiga, compotas com pouco açúcar;
•Cereais em flocos e/ou barras, ricos em fibras alimentares e com pouco sal e açúcar;
•Apenas bolos sem cremes, com pouca gordura de preferência confeccionados em casa;
•Evitar: alimentos fritos e folhados como as batatas fritas ou os salgados; produtos de charcutaria; gelados compostos maioritariamente por natas, aromas e corantes; rebuçados, chocolates, caramelos e outras guloseimas; bolachas com recheio; produtos de pastelaria e confeitaria e refrigerantes.
Um bom lanche deve sempre incluir:
oPão ou barra de cereais ou cereais de pequeno-almoço
oIogurte ou leite;
oUma peça de fruta ou sumo natural
As nossas sugestões:
A alimentação, particularmente na infância e adolescência, tem uma influência determinante no desenvolvimento emocional, intelectual e social.
Para evitar que as escolhas do seu filho sejam erradas deverá:
•Incutir hábitos alimentares saudáveis em casa e servir de exemplo;
•Ensinar conceitos de alimentação saudável de forma descontraída e, se possível, durante a refeição;
•Decidir em conjunto com o seu filho o que ele almoçará no refeitório da escola;
•Preparar com ele o lanche para levar para a escola;
•Aproveitar as reuniões de pais para despertar o interesse da escola para as questões da alimentação saudável.
A importância dos lanches
Os lanches são determinantes para o equilíbrio do dia alimentar:
•Ajudam a fornecer a energia e os nutrientes de que o organismo necessita para se manter activo entre as refeições principais;
•Ajudam à concentração e ao melhor rendimento escolar;
•Permitem controlar os apetites vorazes responsáveis pelo aumento da ingestão de produtos muito açucarados ou com muita gordura.
Nos bares escolares e/ou nas máquinas de venda cada criança faz a sua escolha, baseada na oferta. É aqui que ela deve ser ensinada a escolher e não proibida de consumir. Interessa disponibilizar uma variedade de alimentos, suficiente para ir ao encontro das suas expectativas, como exemplo:
•Leite e iogurtes meio-gordos, simples ou aromatizados (sempre que possível sem adição de açúcar), queijo fresco, curado fundido ou requeijão;
•Sumos naturais de fruta e/ou vegetais sem adição de açúcar e/ou comerciais "100%" sumo e água (não gaseificada e sem aromas);
•Variedade de pão, pouco refinado e com pouco sal (ex: pão integral, de mistura, centeio…), simples ou com adição de queijo/fiambre, manteiga, compotas com pouco açúcar;
•Cereais em flocos e/ou barras, ricos em fibras alimentares e com pouco sal e açúcar;
•Apenas bolos sem cremes, com pouca gordura de preferência confeccionados em casa;
•Evitar: alimentos fritos e folhados como as batatas fritas ou os salgados; produtos de charcutaria; gelados compostos maioritariamente por natas, aromas e corantes; rebuçados, chocolates, caramelos e outras guloseimas; bolachas com recheio; produtos de pastelaria e confeitaria e refrigerantes.
Um bom lanche deve sempre incluir:
oPão ou barra de cereais ou cereais de pequeno-almoço
oIogurte ou leite;
oUma peça de fruta ou sumo natural
As nossas sugestões:
Nota: Sempre que possível, as sandes deverão ser enriquecidas com vegetais ou fruta. A garrafa de água deverá sempre fazer parte da lancheira.
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Bibliografia: http://www.nestle.pt; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Educação Alimentar em Meio Escolar, Referencial para uma alimentação saudável, Outubro 2006, Lisboa;
http://www.plataformacontraaobesidade.dgs
Paula Leite – Enf. Especialista Enfermagem Comunitária Equipa de Saúde Escolar
Unidade Saúde Pública ACES Feira/Arouca
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