quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A pele das crianças: cuidados a ter

É o nosso maior órgão que necessita de muitas atenções e carinho. Mas a pele dos mais pequenos não é igual à dos adultos, pelo que requer cuidados especiais


A pele é um órgão nobre com funções vitais para a nossa saúde. A epiderme protege-nos do meio ambiente, particularmente do sol, impedindo uma perda excessiva de água sendo ainda fundamental na protecção contra potenciais infecções.

A derme por seu lado, assegura uma protecção mecânica contra traumatismos, garante o fornecimento de oxigénio e nutrientes e a remoção de resíduos tóxicos e dá forma e estrutura ao nosso corpo. Os órgãos da derme têm funções especiais próprias, como a da regulação da temperatura corporal (através da produção do suor) e órgão dos sentidos, com as sensações de tacto, dor, calor e frio.
O conceito frequentemente reforçado por muitos pediatras que as crianças não são adultos em miniatura, é claramente exemplificado nas particularidades da pele das crianças. A pele das crianças distingue-se da dos adultos quer em termos de características quer em termos de patologias.

A pele das crianças é mais fina e tem menos pêlos. As glândulas do suor existem em menor número e há também uma menor actividade das células produtoras de pigmento que dão cor à pele (melanocitos). Sendo assim, a criança tem uma maior dificuldade em lidar com o frio e o calor, sendo que a menor espessura da pele facilita uma maior penetração de substâncias tóxicas. As crianças facilmente desenvolvem feridas ou bolhas quando a sua pele é exposta a calor excessivo, agentes químicos, situações traumáticas ou inflamatórias.
(continua...)
IN : A Familia guia dos pais

Sem comentários: