Estamos sempre a comunicar,mesmo quando não falamos...
A comunicação faz-se através de palavras (verbal) e
também através de gestos, expressões faciais,
tom de voz, silêncios, etc. (não verbal).
No entanto, nem sempre conseguimos comunicar aquilo que
realmente queremos, ou da forma como queremos.A seguir damos algumas dicas para tornar
a comunicação mais clara e efectiva.
1. Fale calmamente
Fale num tom de voz calmo e pausado, usando frases curtas e directas. Diga uma coisa de cada vez (não salte de assunto).
2. Use mensagens “eu” em vez de mensagens “tu”
As mensagens “eu” centram-se em nós e promovem uma comunicação clara dos nossos comportamentos e sentimentos. Ao usar frases “eu”, embora esteja a confrontar a criança, porque está a falar sobre o seu comportamento, não a magoa.
Nas mensagens “tu” o foco passa a ser a outra pessoa e soam a criticismo. A outra pessoa reage quase sempre com raiva, sente-se humilhada e tem uma atitude defensiva.
Exemplo:
Mensagem “tu”: “Tu nunca chegas a horas, és sempre o mesmo atrasado!”
Mensage
m “eu”: “Eu fico preocupada/ aborrecida quando chegas atrasado.”3. Seja específico
Diga exactamente aquilo que quer. Quando quer que a criança faça alguma coisa, diga de forma clara e específica o comportamento que pretende ver realizado. Concentre-se num tópico de cada vez.
4. Seja breve
Use uma linguagem simples e directa, seja breve, sem rodeios.
5. Verifique se a criança está a ouvir/ compreender
Pode perguntar: “o que é que achas?”, “concordas?”. Fazer perguntas envolve quem está a ouvir e permite verificar se compreendeu.
6. Mostre que está a ouvir
Pode mostrar que está a ouvir, que está interessado e atento, mantendo um bom contacto ocular e mostrando que compreende o que a criança lhe diz e sente (ex.: acenando com a cabeça, dizendo “hum-hum”).

7. Faça a criança sentir que você a compreende
Acompanhe o discurso ou as experiências da criança, mostrando interesse e que o que se passa com ela não lhe é indiferente, ou seja, mostre à criança que você está atento. Isso faz com que se sinta com valor e que alguém lhe dá atenção.
Exemplo:
“Percebo, deves ter-te sentido muito triste com isso.”
8. Coloque questões para esclarecer dúvidas
Para se mostrar interessado e perceber exactamente aquilo que a criança quer dizer, é útil fazer questões.
OBSTÁCULOS A UMA COMUNICAÇÃO CLARA E EFECTIVA
1. “Deitar abaixo”
Exemplo:
chamar nomes, insultar, rir-se de forma inapropriada, fazer comentários depreciativos, troçar das ideias ou dos esforços dos outros.
2. Usar frases coercivas
Exemplo: “tens que”, “deves”...
3. Misturar frases positivas e negativas
Exem
plo:
2. Usar frases coercivas
Exemplo: “tens que”, “deves”...
3. Misturar frases positivas e negativas
Exem
plo: “Muito bem, fico contente que tenhas feito hoje tua a cama, já não era sem tempo!”
4. “Ser historiador”
Exemplo:
4. “Ser historiador”
Exemplo:
Estar sempre a lembrar o que correu mal no passado.
5. Falar pelos outros
Exemplo:
5. Falar pelos outros
Exemplo:
“nós estamos muito zangados contigo”.
6. Ter sinais verbais e não verbais inconsistentes
Ou seja, dizer uma coisa mas demonstrar outra através do não verbal (corpo ou expressão facial, tom de voz..)
Ex
emplo: “está muito bem o teu desenho”, ao mesmo tempo que desvia o olhar e faz uma cara de reprovação.7. Culpabilizar
Exemplo: “És sempre o mesmo trapalhão!”.
8. Usar “palavras-rastilho”
Ou seja, que fazem aumentar a tensão e provocam conflito. Muitas vezes fazem explodir reacções emocionais e comportamentos desadequados, e dão origem, posteriormente, a reacções do género: “não sei como fiz aquilo.”
Exemplo:

Linguagem extremista - “sempre, nunca, constantemente, para sempre,...”;
Linguagem crítica - “é melhor que, tens de, devias...”
Rotulagem - “mau, burro, idiota, terrível, porco, peste”.
Tente usar uma linguagem mais flexível
Exemplo:
Linguagem crítica - “é melhor que, tens de, devias...”
Rotulagem - “mau, burro, idiota, terrível, porco, peste”.
Tente usar uma linguagem mais flexível
Exemplo:
dizer “às vezes” em vez de “sempre”, “agora”, em vez de “nunca”.
Uma linguagem assim tem a vantagem de evitar a escalada do conflito e de não o fazer perder a calma.
É importante nunca esquecer que quando os adultos se descontrolam as crianças seguem o seu exemplo e aprendem que esse comportamento é aceitável.
Elas aprendem a fazer o mesmo.
Uma linguagem assim tem a vantagem de evitar a escalada do conflito e de não o fazer perder a calma.
É importante nunca esquecer que quando os adultos se descontrolam as crianças seguem o seu exemplo e aprendem que esse comportamento é aceitável.
Elas aprendem a fazer o mesmo.
Próximo postagem: "como lidar com o mau comportamento”
joão figeiredo - psicologo
joão figeiredo - psicologo
2 comentários:
Estava mesmo a precisar de ler um artigo como este. O meu filhote Rodrigo, por vezes deixa-me sem palavras, parece que está sempre a testar a minha autoridade... e só tem 2 anos...
Obrigada creio que aprendi alguma coisa por isso vou continuar a visitar-vos. Bem hajam
Fernanda
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