terça-feira, 18 de dezembro de 2007

O choro do bebé

Porque chora o meu bebé?

A primeira coisa que o bebé faz logo que nasce é chorar. Esta situação é deveras importante, na medida em que graças ao primeiro choro ocorre a transição da circulação fetoplacentária para a respiração independente.

O choro permite ao bebé inspirar o ar, expandir os pulmões e realizar as trocas gasosas que asseguram o eficaz funcionamento do seu organismo e a adaptação à vida extra-uterina.

Neste sentido, o choro é normal nos bebés ainda que seja, frequentemente, causa de ansiedade e desespero de muitos pais e famílias.
O bebé é incapaz de dizer o que precisa ou o que sente, recorrendo, desta forma, a sinais corporais, como mexer os pés e as mãos energeticamente, virando constantemente a cabeça, entre outros.
No entanto, o choro é o melhor instrumento de comunicação que o bebé possui, permitindo-lhe chamar a atenção do meio que o envolve do modo mais rápido e eficaz.

Nas primeiras semanas os pais sentem maior dificuldade em descodificar o choro do seu bebé, mas com o tempo e à medida que vão interagindo com o filho, aprendem a reconhecer certas diferenças no choro e a agir de acordo com as necessidades do bebé.

Eis algumas das causas mais comuns porque chora um bebé:

1 - Causas de Desconforto Físico

- O choro devido a fome
Provavelmente, o choro devido a fome será o tipo de choro mais facilmente identificável para a mãe do bebé.
Caso a hora da refeição esteja próxima, este poderá ser, realmente o motivo do choro.
Ao chorar de fome o bebé tende acalmar-se ao ver que a sua refeição está a ser preparada.
Por exemplo, no caso de estar a amamentar, se lhe pegar ao colo e o encostar ao peito, se pegar no biberão e no babete, se sentar o bebé na cadeirinha, o bebé ficará menos agitado diminuindo o choro.

Por vezes, apesar do bebé chorar devido a fome, quando é colocado ao peito ou ao biberão, recusa e recomeça a chorar. Se esta situação surgir é aconselhável que observe a proeminência do seu mamilo e o volume do seu seio, verificando se o volume de leite é suficiente para as necessidades do bebé.

No caso da alimentação por biberão, verifique se o orifício da tetina se encontra obstruído, se o leite apresenta uma temperatura adequada e se o bebé está numa posição confortável.

- O choro depois de comer
Pode acontecer que, depois de lhe ter dado a mamada ou o biberão normais, o bebé recomece a chorar, como se ainda não tivesse comido. De facto, à medida que o bebé cresce, é natural que aumente as suas necessidades e nutricionais daí que seja possível que o bebé chore por ainda não se encontrar saciado. Neste sentido, terá que aumentar a dose de alimento, para que o bebé permaneça satisfeito até à refeição seguinte.

- O choro devido a sede
O bebé também pode chorar devido a sede, embora este tipo de choro seja menos frequente no lactente, já que o leite materno e os leites adaptados satisfazem simultaneamente as necessidades hídricas e calóricas.

No entanto, em ambientes muito quentes e secos, como sejam locais com aquecimento artificial, no Verão, em viagens longas e no caso de se apresentar com diarreia, como forma de prevenir a desidratação ofereça ao bebé um pouco de água fervida arrefecida numa pequena colher ou num biberão.

- O choro devido à fralda suja ou molhada
O choro devido à fralda suja ou molhada é muito comum. A fralda deve ser mudada de forma a prevenir lesões e a manter a pele íntegra. É fundamental que os pais estejam atentos a possíveis irritações na região anal e genital.

- O choro devido a cólicas
Durante os três primeiros meses de vida é frequente os bebés terem dores abdominais por acumulação de gases. Numa cólica típica o bebé emite gritos estridentes, por vezes durante várias horas e, mais frequentemente, nas primeiras horas da noite, aliviando durante o dia. Geralmente apresenta um aspecto tenso e o abdómen fica distendido e duro. Uma massagem na barriga do bebé no sentido dos ponteiros do relógio pode ajudar ao alívio das dores.
Para evitar a acumulação de gases:
- Evite deixar o bebé muitas horas sem se alimentar, porque ao tentar comer mais depressa irá engolir mais ar;
- Adapte-o bem à mama ou, no caso de usar biberão, tenha o cuidado de o inclinar o suficiente para que a tetina esteja completamente preenchida por leite.
- No final de cada mamada segure o bebé com a cabeça e tronco em posição vertical, de forma a que ele arrote;
- Efectue com regularidade massagens na região abdominal.

- O choro devido ao calor e ao frio
O calor e o frio também podem ser motivos de desconforto físico e, consequentemente, provocar uma crise de choro. Os bebés, incapazes de regular eficazmente a temperatura corporal precisam de determinados cuidados de forma a ser satisfeita esta necessidade. Proteja o seu bebé apenas com a roupa necessária ao tipo de ambiente em que ele se encontra.

2 - Causas de Desconforto Emocional

- O choro devido ao cansaço
O cansaço pode ser responsável por prolongadas crises de choro. O bebé, ainda que fatigado, pode passar por um período de agitação (chorar e gritar de forma intensa e ruidosa e outras vezes baixinho e de forma monótona) até adormecer. O cansaço pode surgir caso a hora habitual do bebé ser deitado tenha sido alterada ou se está mais excitado por ter estado em ambientes estimulantes, excessivamente ruidosos e movimentados.

Nestas situações pode adoptar algumas estratégias para adormecer o bebé como sejam:
- Pegá-lo ao colo;
- Andar com o bebé ao colo de um lado para o outro, devagarinho;
- Cantar-lhe baixinho uma canção de embalar;
- Contar-lhe uma história, se o bebé já tiver idade para isso;

No entanto, não adormeça o bebé ao colo sistematicamente! Esta situação causa habituação despoletando que acorde e recomece a chorar assim que é colocado no berço. O ideal é que o bebé adormeça na sua cama.

- O choro devido à insegurança de estar sozinho
Alguns bebés choram quando se encontram sozinhos. Nesta situação vá habituando-o a permanecer sozinho por períodos cada vez maiores, embora seja importante que ele sinta o seu apoio e a sua presença quando necessita. Estimule-o a aprender a brincar sozinho, a concentrar-se nas actividades que está a desenvolver, de forma a que ele se torne gradualmente mais autónomo.
- O choro como reacção a estranhos
Quando o bebé se encontra no colo de alguém que não conhece poderá reagir, chorando. No entanto, não se preocupe pois é perfeitamente normal. As crianças aprendem, rapidamente a reconhecer as pessoas que lhes são próximas, em especial a mãe, reagindo a alguém que não faz parte do seu quotidiano.

Estas são algumas das razões pelas quais um bebé pode chorar. Esperamos que estas dicas ajudem a diagnosticar a causa do choro. Se o choro persistir, deve contactar um profissional de saúde.

Na nossa sociedade temos tendência a considerar a necessária prestação de cuidados ao bebé com desvelo, como sendo prejudicial ou sinónimo de “estragar com mimos”. No entanto, como foi abordado anteriormente, as causas do choro do bebé podem variar, e muitas delas devem-se a necessidades simples que têm de ser satisfeitas, para o seu bem-estar. Por isso, o choro de um bebé nunca deve ser menosprezado!

____________________________ Catarina Fonseca (enfermeira em estágio no Curso de Preparação para o Parto)
Bibliografia:
http://saude.bloguedobebe.com/45/Os-diferentes-choros-do-bebe/
http://www.bebes.com.pt/choro_bebe
BAYNHAM, Angela; ASGHER, Corinne; ESDEN, Anne. A mãe e o bebé. Porto. Editora Civilização, 2003.
COLLINS, Jane. Saúde do bebé e da criança. Porto. Editora Civilização, 2004.
MACKONOCHIE, Alison. Manual completo da gravidez e do beé – a gravidez semana a semana e a vida do bebé mês a mês. Lisboa. Editorial Estampa, 1997.
MARTI, José; GUERRA, Jorge, [et al].Programa de formação – Maternidade e Puericultura. Volume 2. Lisboa. Ed. Oceano Liarte.

6 comentários:

Anónimo disse...

Não imaginava que davam acesso a estágios a enfermeiros já licenciados...isso é muito bom, digo mesmo muito importante.
Como se tem acesso ao estágio?
que competencias são adquiridas?
Desculpe será que pode falar em postagem um pouco desse estágio?
Parabéns à enf. Catarina que escreveu um estupendo artigo.
Cátia

Saúde Materna - Centro de Saúde da Feira disse...

Cátia, brevemente faremos uma postagem onde desenvolveremos com maior precisão a dinâmica do estágio, os objectivos a atingir, a metodologia utilizada, a avaliação, os requisitos para frequentar o estágio, entre outros.
Os enfermeiros que desejam desenvolver competências esta área, estejam atentos, pois podem podem participar de uma forma mais activa e enriquecedora neste projecto "Milagre de Vida", sempre aberto e ao serviço da comunidade.

maria disse...

Parabéns à equipa do Milagre de Vida, pelo vosso empenho e dedicação, eu sou enfermeira e sei como é difícil manter uma dinâmica deste nível e a este nível.
Dou-vos inteira razão, a melhor forma de desenvolver competências não é certamente com teórica,precisamos das duas vertentes teórico/prática e num projecto dessa natureza ou seja no terreno, com os casais, uma aprendizagem orientada e em continua interacção é muito importante.
Exemplo a seguir por outras áreas de enfermagem, pois alguns especialistas, em contexto de trabalho não gostam de ensinar, só transmitem conhecimentos específicos, em acções de formação que quase sempre o resultado é igual a zero.

Anónimo disse...

Gostei do artigo.
A enfermeira Catarina já é mesmo enfermeira, já é licenciada?
Brevemente darão noticias sobre este pipa de formação?
Fico a aguardar...
É verdade que só as enfermeiro as especialistas em saúde materna podem fazer este tipo de formação?
Grata pela atenção, estou no 4º ano de enfermagem

Saúde Materna - Centro de Saúde da Feira disse...

Brevemente daremos noticias, por enquanto, vamos viver este periodo de Natal, em harmonia uns com os outros...
No próximo ano daremos informações precisas.
Paz, saúde e amor para todos.

Anónimo disse...

Parabéns e que o Novo Ano venha cheinho de oportunidades de fazer mais e melhor,pois vontade não vos falta.
Beijos
Filomena