terça-feira, 13 de novembro de 2007

Ser Mãe...

"Existem vários tipos de mães, as que cuidam demais, outras que são autoritárias, as calmas, agitadas, aquelas que deixam seus filhos crescerem com mais liberdade... Podemos citar várias mães diferentes, com certeza há muitas mães que agregam diferentes perfis ao mesmo tempo.

Ser mãe, educar, preparar para vida, ajudar na construção do adulto... são tarefas difíceis que geram muitas perguntas...
Será que tenho as características necessárias para ser uma boa mãe para a minha filha
?
Como responderei as perguntas do meu filho?
Será que estou a fazer tudo certo?


Nem sempre as respostas aparecem no momento que deveriam, ou que gostaría
mos, deixando estas interrogações abertas e gerando novas dúvidas e muitas vezes uma grande aflição... mas tenha certeza, não importa qual tipo de mãe você é, qual tipo de filho ou quantos filhos você tem...

enquanto o filho cresce, acreditamos que o ensinamos; mas são os filhos, com as suas dúvidas, os seus sorrisos, as suas decepções, as suas tristezas, a sua felicidade, os seus desejos, que vão ensinando a mulher a ser mãe!...

Portanto não se preocupe em SAB
ER, preocupe-se em ESTAR!

Estar ao lado para ouvir as dúvidas.
Estar ao lado para ver os sorrisos.

Estar ao lado para perceber as decepções, para sentir as tristezas, para vivenciar a felicidade, para descobrir os desejos!

Estar ao lado não é sinónimo de quantidade de tempo junto, mas de QUALIDADE de tempo em que você está junto da sua criança. Mesmo que este tempo seja pequeno, quando estiver com seu filho, ESTEJA COM ELE, para que você possa permitir que o seu filho a ajude a ser sua mãe!"

..... Cristiane Alves de Oliveira

2 comentários:

Anónimo disse...

Ser mãe é algo indescritível! Surgem muitas dúvidas... muitas questões... Será que era melhor ter feito desta forma? Será que estou a agir bem?
Perdemos noites de sono a pensar na forma como devemos educar os nossos filhos. Para os educar bem, descuramos a carreira... alguma coisa tem que ficar para trás.
obrigada pelo artigo. Faz-nos pensar, Não sou só eu que tenho estas dúvidas...

Anónimo disse...

O artigo é arejado, pois não dá lições, apenas lembra que é da máxima importancia estar presente, isso não quer dizer estar sempre ali como a galinha com os pintainhos.
acho que esta presença é conseguir criar momentos inesquecíveis,todos os domingos de manhã os meus dois filhos de 3 e 5 anos vão para a cama dos pais e fazemos uma festa, seria o dia para dormir mais um pouco, mas nós optamos por viver em vez de dormir.
temos a felicidade de ter os avós com quem almoçamos, que domingo sim domingo não,o domingo sim é esperado com tanta ansiedade que é sempre inesquecivel.
O jantar diário é também momento de família (nem sempre é possível estar o pai e a mãe devido ao trabalho), mas colocamos lá o seu prato e brincamos dizendo-lhe "nem sabes mamã o que estas a perder o pai fez uma sopa de cenoura muito fraca, mas para ele não ficar triste come-se tudinha"
Mas só com muito amor e disciplina (não só para as crianças mas para nós tb) porque trabalhamos, estudamos e principalmente amamos muito tudo o que fazemos.
Desculpem se me alonguei